Forma ideal

"Divina e graciosa estátua majestosa do amor por deus esculturada"  é a designação da mulher perfeita para os homens que se crêem detentores dos domínios do feminino.

"Que na vida é preferida pelo beija-flor"  se, e somente se, essa perfeição for a pureza idealizada para que não falhe, não fale, não sinta, não queira.

Mulher "de deus, soberana flor, de deus criação", láctea estrela, mãe da realeza,
"tudo, enfim, que tem de belo em todo resplendor da santa natureza" ,
receba essa rosa como o triunfo máximo da aceitabilidade de sua existência.

Pois assim, e somente assim,
"eu hei de sempre amar-te".

Não falhe, não fale, não sinta, não queira.
Baixe a voz, aumente a penitência.
Esconda suas falhas, seus flancos, seu sexo.

Assim,"eu hei de sempre amar-te".

____________________

O ensaio foi criado a partir de "Rosa", de Pixinguinha. A valsa, de 1917, considera a idealização de uma mulher à imagem e semelhança da perfeição da flor que dá nome à música. Sem danos, sem marcas, sem voz, cuja tamanha "limpidez" e silêncio destacam-se como a forma ideal do ser mulher, somente esta a possível de ser a escolhida para um amor eterno.

Em cada imagem, as flores marcam partes do corpo que, ao longo da vida, se mostram impossíveis de se alcançar tal ideal. As rugas que não podem existir. Cabelos que não podem embranquecer. Os seios da maternidade que aprisionam. Ombros e costas que carregam e aguentam. A língua, criticada por sensualizar e a boca, proibida de falar. O sexo, que deve ser guardado. Entretanto, ainda assim, não se pode mostrar tais "imperfeições". Da pele, do contorno, da angústia, da liberdade. Devem permanecer escondidas. Para que a mulher não seja, jamais.

As flores em processo de decomposição entremeiam essas formas ideais, representando a deterioração interna da mulher e a impossibilidade de que esses padrões ainda sejam aceitáveis.

Não acredite na imagem vendida do que querem que você seja.

Não acredite no que vê. Não acredite que não pode falar. Menos ainda que não pode ser o que bem quer. Não acredite nessas imagens. Elas inventam a forma ideal.

Using Format